terça-feira, 27 de maio de 2008

Marcos Palmeira apresenta o universo indígena na TV Cultura

A TV Cultura estréia no próximo domingo (1º), a partir das 18h, um programa sobre o universo indígena. A atração chama-se "A'uwe" e será apresentada pelo ator Marcos Palmeira. Serão 26 episódios. Li essa notícia no portal da "Folha de São Paulo", que acrescenta: "Marcos Palmeira foi gentilmente cedido pela Rede Globo. A'uwe significa "povo indígena".
Claro que Palmeira, um homem com fortes ligações com a causa indígena, está animadísimo e ele tem razão quando diz que o programa "é uma das melhores coisas que poderia estar fazendo no momento, pois abre um espaço único e imenso para os índios na TV brasileira". Marcos Palmeira está mais do que certo.
O programa é resultado do documentário "Expedição A'UWE - A Volta de Tsiwari", sobre a cultura xavante. Em 2004, o ator liderou uma equipe multidisciplinar durante 15 dias, em visita aos índios das aldeias São Pedro e Onça Preta, em Parabubure (Mato Grosso).
No final dos anos 70, Palmeira conviveu com os índios da etnia xavante durante dois meses, quando foi batizado de Tsiwari (sem medo).
O que eu não engulo é a TV Globo insistir em não fazer ela mesma as coisas. E até entendo: é porque lá é "melhor" Xuxa, aquele "papagaio" que apresenta um programa de manhã (e o "papagaio" se sai melhor do que a apresentadora do "Mais quem?"), Faustão (que já foi o respeitado e espetacular Fausto Silva), Luciano Huck (credo!) e outras bobagens.
Vai, Marcos Palmeira! Vai, garotinho, aqui no melhor estilo Osmar Santos. Arrebenta. Mostra o que você sabe. Serei um de seus espectadores mais fiéis, pode ter certeza, porque fazer um trabalho junto aos índios, como você faz, é lindo. A cultura indígena é linda. Vai, Tsiwari (sem medo). E parabéns por seu trabalho.

PS: Faz tempo que a TV Cultura é o que diz seu nome (cultura). Faz tempo - em todos os sentidos. Que bom!

Nenhum comentário: