terça-feira, 3 de junho de 2008

Santana de Parnaíba-SP

Foi em Santana de Parnaíba - cidade histórica a poucos quilômetros da Capital, em São Paulo - que morei pela primeira vez quando deixei Fortaleza (com meus pais e minhas irmãs). Morávamos numa fazenda onde hoje está o bairro do Parque Santana (voltei lá tempos atrás e vi, filmei o estrago que fizeram com toda aquela área verde preservada, com riachos, animais silvestres, aves de tantas espécies e muitas - uma imensidão de - árvores.
Registro aqui minha primeira morada em Santana de Parnaíba porque tenho um carinho muito grande com aquela cidade. Foi lá que fiz grandes amigos, como José Vieira Madalena (autor da capa do meu livro "O verbo por quem sofre de verborragia"), Cerzo, João Batista de Campos Marques, Edmilson Andrade e tantos, tantos outros. Como diria Carlos Drummond de Andrade, "minha doce Santana de Parnaíba..."
Muito tempo vivi em Santana. Muito aprendi em Santana de Parnaíba. Hoje - outra vez citando o poeta Drummond - ela é um quadro na parede (mas do meu coração) e a ela dedico este pequeno tópico, porque a amo, como por amor foi para ela que escrevi um poema que está em meu novo livro, "A lua do meio-dia", que lanço a partir de Londrina, cá no Sul, com as lembranças me acordando.

Um comentário:

. disse...

José

Escrevi tanta coisa e ao enviar,sumiu tudo...
Vc recebeu o que escrevi?