quarta-feira, 25 de março de 2009

Vinte e Cinco de Março

25 de março. Vinte e Cinco de Março. Uma das ruas mais populares do Brasil nasceu como Beco das Sete Voltas (referência ao traçado do hoje poluido rio Tamanduateí, chamado décadas atrás de Tamanduatehy). A data (o 25 de Março) ganhou força sobre o rio. Neste dia, há 185 anos, o Brasil ganhava a sua primeira Constituição.
Se por um lado o Brasil mostrava claramente que estava independente de Portugal, por outro mostrava os rachas políticos do país. E deixava registrado que todo o poder estava nas mãos de um português, Dom Pedro I.
A Constituição estabeleceu o poder de voto para os brasileiros, mas com fortes restrições, como o voto apenas para quem tinha dinheiro. Só os ricos (tinha que ganhar mais de 100 mil réis por ano) e maiores de 21 anos, que tivessem nascido no país, eram eleitores. E o voto não era direto. Quem decidia, ou quem dava o voto final, era um colégio eleitoral - colégio eleitoral como acontecia aqui mesmo, nos tempos da ditadura militar e que acontece nas eleições presidenciais dos Estados Unidos
Naqueles tempos, apesar de o poder estar nas mãos do imperador (dom Pedro I), o Brasil ganhou quatro casas: o Executivo, Legislativo, Judiciário e o Moderador. Toda estas novidades duraram 65 anos, até o país virar uma república. E aí a gente já sabe a história.

Nenhum comentário: