sábado, 19 de julho de 2008

Madeleine Peyroux, esse doce mistério

Madeleine Peyroux é incomum. Não há nada mais espetacular e mais especial do que a voz de Madeleine - uma espécie de Billie Holliday (sem comparações) que descobri nesses anos. Seu disco "Half the perfect world", que comprei esta semana, é um bálsamo. A mulher canta como raras divas do jazz. Mais ainda: a musa do jazz não gosta de badalações e isso me faz gostar dela mais ainda. Veja a seguir porque Madeleine Peyroux, essa gracinha, é diferente.


Nascida no Estado da Geórgia (Estados Unidos), minha nova paixão começou a cantar aos 15 anos, com os artistas de rua do boêmio Quartier Latin, em Paris. Primeiro passou o chapéu, depois cantou. Fez parte dos The Lost Wandering Blues and Jazz, com o qual passou dois anos interpretando (pela Europa) clássicos de Billie Holiday e Ella Fitzgerald, por exemplo, que deram base às interpretações de primeiro álbum, "Dreamland", em 1996.
A mulher se tornou uma estrela (destaque da revista Time) e passou a abrir concertos de Sarah McLachlan e Cessaria Evora e a participar de importantes festivais de jazz. Mas, logo depois de "Dreamland", Madeleine desapareceu. Só voltou aos palcos em 2002. Passou a maior parte desses seis anos se apresentando com artistas de rua em Paris, levando uma vida absolutamente anônima.
Ela continuou a contribuir com o trabalho de outros artistas, mas raramente se apresentava em clubes com seu verdadeiro nome. Em maio de 2002, juntamente com o multi-instrumentista William Galison, Peyroux voltou a apresentar-se em clubes americanos, e em 2003 a dupla lançou um EP com sete músicas intitulado Got You on My Mind, vendido em shows e pela internet.
Ela não gravou outro álbum solo até o ano de 2004, quando em setembro foi lançado Careless Love, recebido com críticas positivas pela mídia, e com 1 milhão de cópias vendidas até março de 2006. No mesmo mês, foi também lançado o álbum Got You on My Mind, fruto da parceria com William Galison, numa versão do EP original onde foram incluídas mais 4 faixas gravadas por Gallison.
Em agosto de 2005, sua gravadora, preocupada com a possibilidade de que a cantora desaparecesse novamente, alertou a mídia e contratou um detetive particular.

Discografia:
1996: Dreamland
2004: Got You on My Mind, com William Galison
2004: Careless Love
2006: Half the Perfect World

Site oficial de Madeleine Peyroux:
www.madeleinepeyroux.org

Nenhum comentário: